Consul da Dicas de como Cuidar e Limpar os Eletrodomésticos e Eletrônicos


Olá Manhê, 
Consul preparou ótimas dicas para ajudar no nosso dia a dia, líder no segmento a Consul está Há mais de 60 anos, a trajetória da Consul se confunde com a história do setor de eletrodomésticos no Brasil.

Reconhecida por trazer inovações e “sacadas criativas” ao segmento de linha branca ao longo dos anos, 
a empresa desenvolve soluções inteligentes que integram tecnologia e design atrativo em um único produto.

Além disso, os atributos de credibilidade, facilidade de uso, parceria e criatividade são característicos de uma marca que está presente em mais de 50% dos lares brasileiros.

A Consul é uma das marcas da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e parte 
da Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos.



Dicas para limpeza de refrigeradores e cervejeiras

Como realizar a limpeza adequada da geladeira?
Para conservar o refrigerador e garantir seu bom funcionamento por mais tempo, é importante remover as prateleiras e aplicar Veja Neutro nos compartimentos internos da mesma. Após isso você deve limpar as prateleiras da porta e dos compartimentos internos e aí então retornar as peças aos lugares de origem.

Com que frequência?
O ideal é realizar a limpeza do refrigerador a cada dez dias e do freezer a cada 15. Uma boa dica é programar a limpeza para um dia antes da compra de perecíveis, assim evitamos que eles estraguem fora da refrigeração.

Os refrigeradores com acabamento em inox devem ser limpos da mesma forma?
Os eletrodomésticos com acabamento em inox podem sofrer corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em relação ao uso de panos e esponjas, eles não devem estar encharcados. Jatos de água também não são bem-vindos. Esponjas de aço não devem ser utilizadas, bem como cera ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamáveis. O ideal é que a limpeza seja feita com um pano úmido e, na sequência, é necessário secar a superfície. Dessa forma, é possível evitar o aparecimento de manchas e o desencadeamento do processo de ferrugem.

Nestes modelos, com que frequência essa limpeza deve ser realizada?
A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar os eletrodomésticos, a higienização deles deve ser feita imediatamente após o uso. Desta forma, a vida útil do produto será mantida.

O compartimento do freezer deve ser limpo da mesma forma?
Da mesma forma.

Quais os produtos recomendados para a limpeza do refrigerador?
Veja neutro.

Como realizar a limpeza adequada da Cervejeira? Com que frequência?
Da mesma maneira como é feito no Refrigerador.


Dicas para limpeza de micro-ondas

Por que é importante limpar o micro-ondas? Com qual frequência deve ser limpo?
A limpeza regular garante um maior tempo de vida ao produto, evitando manchas, odores e amarelamento. A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar o micro-ondas e aferir que o alimento deixou resíduos (odor e respingos), a higienização deve ser imediata. Desta forma, a vida do produto será mantida. Além disso, resíduos podem ser acumulados nas travas de segurança do produto e ocasionar acidentes.

Como evitar que o micro-ondas fique sujo no dia a dia?
É essencial limpar o produto, evitando o acúmulo de resíduos, imediatamente após o preparo de alimentos que contêm gorduras e molhos, bem como outros ingredientes que possam respingar. Para remover resíduos mais difíceis, a recomendação é aquecer uma pequena jarra de água, com algumas rodelas de limão por três a quatro minutos, na potência máxima. O vapor gerado durante o aquecimento ajudará a amolecer a sujeira e facilitar a limpeza. A recomendação é limpar o micro-ondas imediatamente. Além disso, é necessário ter cuidado com os recipientes utilizados. Embalagens totalmente fechadas não devem ser aquecidas, pois há risco de estourar. Potes de plástico, que não sejam próprios para micro-ondas, não suportam o calor e podem derreter. Já os de metal podem gerar faíscas.

Como preservar/limpar/proteger o painel digital?
O painel de controle/ digital deve ser higienizado apenas com pano seco/ toalha. Não se deve aplicar líquidos e nem utilizar utensílios de metal (por exemplo, faca de cozinha) para retirar resíduos das bordas/ contornos, pois pode riscar o acabamento e/ ou danificar a funcionalidade dos comandos.
Produtos e materiais: o que devo utilizar na limpeza do micro-ondas?
Para a limpeza da parte interna do micro-ondas (do gabinete à porta) deve-se utilizar somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro. Neste caso é desaconselhável o uso de produtos tóxicos, palha de aço e esponja áspera. Já o painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. Em modelos que contém o prato giratório, o mesmo deve ser retirado do micro-ondas e lavado na pia, com esponja e detergente. Vale destacar que é importante não utilizar produtos abrasivos ou inflamáveis, sabão em pasta ou removedores, para não danificar o produto.


Dicas para limpeza de fogões

Como realizar a limpeza adequada de um fogão? Com que frequência?
Os produtos, independentemente de seu acabamento, devem sempre ser higienizados com um pano úmido com sabão ou detergente neutro. No caso do aço inox, apesar de ser resistente, pode haver corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em superfícies engorduradas é aconselhável utilizar detergente neutro. Produtos abrasivos ou inflamáveis, sabão em pasta ou removedores não devem ser utilizados. A limpeza deve ser contínua. Ao utilizar o fogão é importante aferir se algum resíduo respingou e higienizá-lo imediatamente. Isto fará com que os materiais de acabamento não fiquem manchados ou que alguma função do produto seja danificada (entupimento do espalhador do queimador, por exemplo), ocasionando acidentes.

Como deve ser feita a limpeza de grelhas e queimadores?
Para a limpeza das grelhas e dos queimadores, a recomendação é utilizar palha de aço. Ao finalizar, é importante secar completamente para evitar o acúmulo de água e garantir que a chama fique uniforme em toda a volta do queimador.


Dicas para limpeza de cooktops
Como limpar o cooktop e tirar manchas existentes? Com que frequência?
A limpeza do tampo e dos botões deve ser realizada com a utilização do lado suave da esponja, ou mesmo com um pano macio, que leve sabão ou detergente neutro. Não é recomendável utilizar produtos abrasivos ou álcool, que além de apagar as serigrafias, podem danificar o produto. No caso de remoção de manchas, o mais recomendado é utilizar restaurador para inox, que pode ser encontrado na rede autorizada de serviços das marcas Consul e Brastemp. Não é recomendado utilizar produtos de limpeza com jatos de vapor para evitar que a umidade infiltre no produto e o danifique. Essas dicas são válidas para cooktops em inox, vitrocerâmico ou esmaltados. A limpeza deve ser contínua.

Dicas para limpeza de fornos

Como realizar a limpeza adequada do forno?
Em fogões que possuem fornos com ação autolimpante, acenda-o na função por uma hora. Após este período, desligue o forno e ele já estará pronto para uso. Em fogões que possuem a tecnologia Cleartec, utilize um pano macio para remover o excesso de gordura do interior do forno.

Depois de utilizado, em quanto tempo o equipamento deve ser limpo?
Isso vai depender da frequência de utilização e o tipo de preparo a ser realizado utilizando o forno. O recomendado é de que a limpeza seja realizada quando o usuário do produto achar necessário.


Dicas para limpeza de purificadores de água

Como fazer a limpeza da bandeja coletora dos purificadores?
A bandeja coletora deve ser higienizada apenas com água e sabão. Esses dois materiais são suficientes para garantir a limpeza da peça.

Quando e como trocar os filtros dos purificadores?
Os filtros devem ser trocados quando estiverem sobrecarregados de partículas de impureza. Se o modelo for da marca Consul, não se preocupe: o produto foi bem pensado e contém um sinalizador que indicará o momento da troca; se for da Brastemp, o consumidor também pode ficar tranquilo: o técnico responsável pelas visitas periódicas fará testes sobre a funcionalidade do aparelho e sobre as condições do filtro e, caso precise de limpeza, já realizará a substituição sem nenhum custo adicional.

Dicas para limpeza de coifas

Como realizar a limpeza adequada da coifa?
Em primeiro lugar, deve-se desligar o disjuntor ou retirar o plugue da tomada antes de limpar ou realizar qualquer manutenção na coifa. Todos os tipos de aço inox, apesar de resistentes, podem sofrer corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro, como alvejantes e água sanitária. Não se deve utilizar panos ou esponjas encharcadas, muito menos jatos de água. Cera ou produtos de limpeza com silicone ou materiais inflamáveis também devem ser descartados, bem como esponjas de aço ou objetos pontiagudos e cortantes, pois podem danificar o produto.

Com que frequência a limpeza deve ser realizada?
A limpeza deve ser feita frequentemente, interna e externamente, pois o acúmulo de gordura no interior do filtro diminui o rendimento da coifa. Para lavagem de rotina o indicado é utilizar apenas um pano ou esponja macia com sabão neutro, desengordurante ou detergente (suave ou neutro). Remova o resto de detergente com um pano úmido e seque com pano seco ou papel. O acúmulo de água e resíduos pode provocar o aparecimento de manchas e desencadear o processo de ferrugem.

· Filtro de gordura
O filtro metálico de gordura possui duração ilimitada. Ele deve ser lavado pelo menos uma vez ao mês, manualmente ou na lava-louças (utilizando um ciclo curto e de baixa temperatura). Se optar pela lava-louças, a superfície do filtro poderá ficar opaca, mas isto não causará nenhuma redução de desempenho. Para remover o filtro, puxe o puxador para fora. Depois que o filtro for lavado e estiver seco, recolocar seguindo o procedimento inverso.

· Filtro de carbono ativo
O filtro de carbono ativo deverá ser lavado na lava-louças, sozinho, na temperatura mais alta, utilizando um detergente padrão para lava-louças. Após a lavagem, o filtro de carbono deverá ser reativado com a recolocação no forno a uma temperatura de 100ºC durante 10 minutos. Ele deve ser lavado a cada cinco meses e substituído a cada três anos.


Dicas para limpeza de lava-louças

Como realizar a limpeza dos filtros da lava-louças?
Para conservar a máquina lava-louças e garantir seu bom funcionamento por mais tempo, é importante remover a maior parte dos resíduos sólidos que permanecem na máquina após os ciclos de lavagem, evitando o entupimento das tubulações. Para realizar a limpeza dos filtros, basta levantar o cesto inferior e retirar o conjunto de filtros. Lavar em água corrente, com cuidado para não danificar a tela. Se for necessário, usar uma escova de cerdas macias. Retorne as peças aos lugares de origem e continue usando a máquina normalmente.

Como higienizar as hélices?
As hélices, superiores e inferiores, também devem ser limpas a cada lavagem, como uma forma eficiente de manter o bom funcionamento da máquina. Para retirar a hélice, é necessário girar a trava central no sentido horário no caso da superior e anti-horário, na inferior. Lave a parte interna e os orifícios em água corrente. Depois, é só encaixar a hélice novamente e travar. É possível fazer um teste, girando a hélice devagar com a mão para ver se ela ficou bem posicionada. A demora na retirada dos resíduos é a principal causadora de mau cheiro.

De que forma deve ser realizada a limpeza externa da lava-louças?
A limpeza da parte externa das lava-louças pode ser feita após cada lavagem, mas depende da necessidade de cada consumidor. Antes de iniciar, é importante desligar o produto da tomada. A limpeza da parte externa deve ser feita apenas com um pano úmido, seguido por um pano seco, para evitar danos. Não utilizar produtos abrasivos como esponjas de aço, solventes ou álcool. Nas máquinas com porta de vidro é recomendado realizar a limpeza pelo menos uma vez na semana, para garantir que o vidro não fique manchado com os resíduos que respingam das lavagens.


Dicas para limpeza de lavadora

Como deve ser feita a limpeza e manutenção da lavadora?
A limpeza interna da lavadora deve ser realizada a cada dois meses. O passo a passo é o seguinte: certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior da lavadora; coloque meio litro de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto; ligue o produto (obs.: não utilize programas de menor duração durante a lavagem, assim você terá a garantia de que todo o alvejante foi removido ao fim da operação). Já a limpeza externa, deve ser feita desta forma: limpe a tampa semanalmente, evitando o acúmulo de resíduos, e utilize sabão neutro, aplicado com esponja ou pano macio, em toda extensão do produto. Observações importantes: nunca utilize limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa; nunca utilize jatos de água (com o uso da mangueira, por exemplo) e sempre seque a superfície higienizada, evitando ferrugens.


Dicas para limpeza de climatizador e ar-condicionado

Como deve ser feita a limpeza dos de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores? Existe diferença de quando os produtos estão sendo usados para resfriar ou aquecer?
Não existe diferença quanto à limpeza dos produtos quando utilizados na função aquecimento ou resfriar. Tanto o climatizador, quanto o condicionador de ar possuem a função limpa filtro, que avisa o consumidor a hora de realizar a limpeza do filtro do seu produto.
Passo a passo:

Climatizador
· Retire o plugue da tomada.
· Gire a trava do reservatório de água e puxe-o para fora, deslizando-o nos trilhos.
· Limpe o reservatório com água corrente, uma esponja macia e sabão neutro. Em seguida seque-o com um pano.
· Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.
· Assegure-se de que não haja resíduos no interior do reservatório antes de ligar o produto.
· Limpe a parte externa do climatizador de ar com um pano úmido e sabão neutro. Em seguida seque-o. Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.

Condicionador de ar
É muito importante realizar a limpeza periódica do ar-condicionado para aumentar o desempenho do aparelho e garantir a qualidade do ar no ambiente. Os modelos da Consul possuem a função “Aviso Limpar Filtro”, que lembra quando é necessário realizar a manutenção periódica, que deve ser realizada com o aparelho desligado da tomada para evitar choques ou acidentes.

· Desligue o aparelho da tomada e retire o filtro do condicionador de ar. Nos modelos de janela ou portáteis, o filtro se encontra na parte superior do painel; em modelos split, está localizado na parte inferior do painel central.
· Limpe a sujeira acumulada no filtro com o auxílio de um aspirador de pó e depois o lave com água e sabão neutro. Alguns modelos de filtro, como é o caso do Hepa e Carbono, não são laváveis e, portanto, devem ser limpos apenas com o aspirador de pó.
· Para finalizar, seque bem o filtro e coloque novamente no aparelho, sem forçar, para não danificar a peça e prejudicar o funcionamento. Não religue o aparelho antes de realizar estes procedimentos.
· Por uma questão de segurança utilize sempre uma escada para realizar a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado instalados próximo ao teto.

· Todas as orientações para limpeza e manutenção do ar-condicionado estão no manual de instruções do produto e devem ser respeitadas.